Microeconomia
Microeconomia é a ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo, sendo estes, nós os indivíduos, nossas famílias entre outros. A microeconomia estuda as escolhas feitas por famílias, firmas e governos e como estas escolhas afetam os mercados. Em geral, estuda como os preços são estabelecidos em um mercado individual.
A microeconomia não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. Esta vem apurar o funcionamento da oferta e da demanda na formação dos preços no mercado, a interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Esse estudo divide-se em:
- Teoria do Consumidor: Onde enfoca a preferencia do consumidor e analisa seu comportamento, suas escolhas, restrições quanto aos valores estabelecidos pelo mercado.
- Teoria de Empresas: as empresas a fim de produzir produtos conforme o mercado pede e a oferta dos consumidores, estuda a reunião de capital e de trabalho.
- Teoria de Produção: Se refere a serviços como transportes, atividades financeiras, comercio e outros.
ANÁLISE MICROECONOMICA: PRESSUPOSTOS BÁSICOS
1- Hipótese coeteris paribus
Já que seu estudo é de um mercado específico, a Microeconomia tem a hipótese de que “tudo o mais permanece constante”. O foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, e que outras variáveis inferem pouco. Logo, torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (consumidores e produtores). Sabemos que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores.
2- Papel dos preços relativos Nesse aspecto econômico, os preços relativos são mais relevantes, isto é, os preços de um bem m relação aos demais, do que os preços absolutos das mercadorias.
3- Objetivos da empresa
Os objetivos da empresa