O brasil das pedras e minerais
Também é reconhecidamente grande exportador de minérios como ferro,bauxita e nióbio, isso mesmo nióbio !
Recentemente foi veiculado na internet e tv aberta ,casos como a da esmeralda Bahia que vale cerca de U$350 milhões de dólares , e agora os “reais proprietários” apareceram e querem repatriá-la sob a prerrogativa de ter saído ilegalmente do País.
A justiça americana indeferiu o pedido do governo brasileiro que pediu para se arquivar o processo e entrarem em acordo diplomático . Provavelmente ficará exposta no museu de história natural (Washington DC) junto com outras preciosidades extraídas em solo brasileiro como a água marinha Dom Pedro que não tem valor fixado por ser única no mundo !
Agora pense , e se essas pedras não fossem encontradas esporadicamente , pudessem ser extraídas dia após dia ,ano após ano , e 98 % da reserva mundial se encontrasse em solo brasileiro ?
Pois é o caso do mineral nióbio , metal raro usado para enriquecer ligas metálicas .Entre suas propriedades estão o uso em próteses por não haver rejeição do metal no corpo humano , e sua resistência à altas temperaturas e corrosão,que tem muita utilidade em toda indústria náutica , aeronáutica,aeroespacial , etc .
Há documentos vazados do governo americano que põe as minas do Brasil como local estratégico e imprescindível aos EUA , o que pode justificar a compra de 30% do capital da mineradora Araxá por um grupo de investidores chineses , coreanos e japoneses.
O fato é que , em tempos de corte nos gastos onde vemos a educação e previdência sendo os grandes alvos , essas reportagens esporádicas que aparecem como grande perda ao patrimônio do País , nada são se comparado com a dependência mundial do mineral tão cobiçado e necessário às principais industrias de tecnologia .
Esse assunto já foi alardeado