TIPOS DE ONDAS ELETROMAGN TICAS
Tente imaginar agora, uma pessoa, que ao segurar uma corda, desloque sua mão continuamente para cima e para baixo da posição inicial, Neste caso teremos uma série de pulsos, produzidos alternadamente para cima e para baixo, propagando-se ao longo da corda. Dizemos que esta série de pulsos, como mostrado, constitui uma onda propagando-se na corda. Os pontos mais altos dos pulsos são denominados cristas da onda e os pontos mais baixos dos pulsos são denominados vales da onda.
Portanto ondas são vibrações que se propagam em um determinado meio. No exemplo acima, o meio é a corda.
As ondas são propagações de energia e nunca de matéria. Elas possuem características gerais, tais como: Amplitude(A), Frequência(F), comprimento de onda(ʎ), velocidade de propagação(V) e período(T).
Amplitude (A): Consiste na variação máxima das oscilações de uma onda. Esta variação pode ser tanto positiva quanto negativa.
Frequência(F): Consiste na quantidade de oscilações por unidade de tempo normalmente utilizamos o hertz (Hz) como unidade de frequência, sendo que 1Hz é igual ao numero de oscilações em 1 segundo.
Comprimento de onda (ʎ): é o tamanho de uma oscilação completa. Normalmente está medida é feita de um pico a outro de uma crista a outra ou de distancias similares.
Velocidade de propagação: É a velocidade com que um pulso se propaga em determinado meio material. A velocidade é constante no decorrer da onda, contudo, é diferente para os diversos meios materiais existentes. Por exemplo o som é uma onda e sua velocidade varia conforme o meio, sendo maior no meio solido e menor no ar.
Período(T): É o tempo necessário para que haja uma oscilação. Portanto, se um corpo oscila com uma frequência f, o seu período de vibração T, é dado por T = 1/f.
Duas cordas com diferentes comprimentos de onda, frequência e mesma amplitude. A primeira onda possui um comprimento de onda maior do que a segunda, contudo a segunda onda possui maior frequência, pois oscila mais vezes num