O Brasil Apresenta Muitas Regi Es Com Alta Incid Ncia De Radia O Direta
Segundo Silva (2006), os painéis solares em condições standard de iluminação é da ordem de 2 a 3 anos, levando em conta que o tempo de vida de um painel solar é de no mínimo 30 anos, logo esse painel irá produzir ao longo da sua vida cerca de dez vezes mais energia do que foi gasta no processo da sua fabricação.
Conforme dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas. (MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE, ABRIL 2015)
“Enquanto que a tecnologia fotovoltaica já se tornou viável economicamente com taxas de crescimento de 30-40% por ano nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil até hoje, só existem instalações de 2 Megawatts, apesar do país ter um potencial para 10.000 MW”.( Carvalho, E. F. A.; Calvete, M. J. F., 2010)
De acordo com Alves (2009), uma grande vantagem do sistema fotovoltaico é o fato dele não ser poluente e utilizar uma fonte de energia que é “inesgotável, que é tudo que é necessário hoje em dia e para as próximas décadas. Esse sistema gera energia elétrica que é captada diretamente da luz solar por painéis solares. Além disso uma proposta para essa energia é que a energia não utilizada pode ser devolvida a