Estudo de Caso Buona Pasta
O restaurante BUONAPASTA serve comida a quilo no centro da cidade e tem uma vasta carteira de clientes assíduos por se encontrar próximo a muitas empresas. Possui somente um balcão para servir a comida para os usuários. Desta forma, a fila possui somente uma saída, gerando grande lentidão e, conseqüentemente, longa espera dos usuários. O gráfico abaixo mostra que, nos últimos 12 meses, pequenas melhorias causaram queda no tempo médio de espera nas filas.
Ainda assim, alguns fatores precisam ser considerados: o tempo médio de espera nos restaurantes do centro é de 2 minutos e no principal concorrente é de 1 min. A disposição dos recipientes de comida ao longo do balcão é outro fator que dificulta o fluxo da fila. Durante uma observação da situação das filas notou-se que há pessoas que, ao encontrar seus conhecidos, penetram na fila em uma posição à frente da qual deveriam ocupar, o que acaba por prejudicar as pessoas que já estavam na fila anteriormente, uma vez que o tempo de espera destas aumenta. Também fica claro ao observar-se o movimento que a situação se agrava das 12:00 às 13:00 horas em dias úteis.
De acordo com os problemas levantados, algumas soluções foram cogitadas na tentativa de minimização dos mesmos. Somente um balcão para servir comida: Uma possível solução seria a inserção de um balcão de buffet no espaço reservado para o scotch bar que funciona à noite. Caso houvesse a possibilidade da presença deste novo balcão, a fila possuiria três locais de saída, o que contribuiria para uma maior movimentação das pessoas na fila e menor o tempo de espera por parte das mesmas.
Recipientes de comida com uma distribuição não ideal: Uma possível solução seria trocar a ordem dos recipientes. Logo, caso não seja possível a inserção de mais um balcão de buffet, uma alternativa para tornar o fluxo da fila mais rápido seria trocar a ordem dos recipientes de comida ao longo do mesmo.
Se seus projetos não andam, suas reuniões