O bom professor e sua prática
O objetivo deste trabalho é analisar um livro didático de língua Inglesa. É necessário que o professor de língua estrangeira não só conheça o material empregado, como também saibam administrar tanto os pontos positivos quanto os negativos dele, caso existam. O estudo de um livro didático de língua inglesa, envolvem dados referentes a sua metdologia; ao plano ou design dele; aos procedimentos, dentre os quais se ressaltam os exercícios utilizados; à situação pedagógica. Fazem-se levantamentos e comentários sobre os tipos de exercícios, por intermediarem o ensino à efetiva aprendizagem.
Análise do livro Student´s Book de Sonia Sánchez
O livro Student´s Book pode-se considerar que nele é empregado uma abordagem estruturalista, já que o discente é o sujeito quem deve dar respostas à partir de estímulos (texto escrito e exercícios), bem como aquele que deve reforçar a aquisição do conhecimento, por meio de reiteração de atividades. Há por tanto um embasamento na teoria behaviorista de Skiner.
O livro destina-se ao desenvolvimento da compreensão e expressões escritas, comunicação e expressões orais.
O livro Student´s Book é organizado em unidades que perfazem um total de nove. Cada unidade gira em torno de diálogos, exercícios e finalizando com vocabulários. Cada diálogo serve de embasamento para essas atividades: Expressão oral e escrita. Além disso, há exercícios complementares ao final das unidades, ou seja, no final do livro, há exercícios complementares que também tentam reiterar os conhecimentos adquiridos.
Os exercícios dados são aqueles de repetição, ligados à memorização,implica dados lexicais, gramaticais, que o aprendiz deve usar sem modificá-los. É importante que haja uma boa percepção do modelo a fim de não existir uma repetição dissociada de raciocínio. Alguns exercícios gramaticais de