O Bioma Cerrado
O Bioma Cerrado atualmente consiste no segundo maior bioma do país, e sua área é tão grande que já chegou a abranger cerca de 25% do território nacional, porém já perdeu muito da sua área original, devido á atuação do homem na natureza. Perdendo apenas para o bioma da Amazônia, o Cerrado ocupa por inteiro os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, além de estar muito presente também nos estados do Tocantins, Piauí, Minas Gerais, Bahia e Maranhão.
Vegetação e Clima
No que diz respeito às características vegetativas gerais do Cerrado, pode-se afirmar que seu solo é bem pobre em nutrientes, o que explica o fato das plantas serem adaptadas à ambientes áridos, em geral de pequeno porte, esparsas, com folhas largas e grossas, e terem suas raízes maiores, aprofundadas, que buscam atingir o lençol freático subterrâneo. Dentro dessas características, temos as típicas gramíneas,que se destacam pela maior quantidade, os pequenos arbustos, e ainda árvores relativamente baixas e tortuosas, espalhadas nos grandes campos.
Ainda envolvido com a questão vegetativa, o Cerrado demonstra seu clima tropical sazonal, com estações bem definidas, sendo o verão úmidos e o inverno muito seco, o que mostra o porquê da aparência tão seca e "apagada" que a vegetação do Cerrado possui e a probabilidade de incêndios se espalharem mais rápido, causados pelas queimadas, na época mais seca.
Contando com a precipitação média por mês dessa região, somente nos meses do verão (de outubro à abril) é que se tem uma certa regularidade. Contudo, ainda existem os famosos períodos de seca, e os meses de inverno (de maio à setembro), onde os níveis pluviais podem chegar a zero. Isso prejudica muito a agricultura do local.
Solo e Relevo Oriundo de grossas camadas de antigos sedimentos, o solo do Bioma do Cerrado é geralmente profundo, de cor vermelha amarelada, permeável e intensamente lixiviado. Na textura do solo predomina, em geral, o aspecto