O bichinho da cárie existe mesmo
Por
Karlla Patrícia
– 4 de março de 2011Publicado em: Curiosidades, O corpo humano, Visitante Curioso
“Minha mãe falou que é um bichinho que causa a cárie? É verdade mesmo? De onde vem esse bicho?” Rafael D. – Rio de Janeiro
Rafael querido, quando você escuta falar que a cárie é causada por um bichinho, não é pra se levar ao pé da letra. Na verdade, os causadores da cárie são bactérias, uma delas é a Streptococcus mutans. As bactérias não são bichos, são microrganismos com apenas uma célula que é diferente da nossa. Os bichos são do reino Animal, as bactérias são do reino Monera, ok?
Bom, a cárie tem início quando a bactéria se fixa sobre a superfície que protege o dente, camada conhecida como esmalte, formado por proteínas e minerais de cálcio e fosfato. Ela usa o açúcar que fica na nossa saliva para se nutrir, crescer e com o crescimento, se formam as placas dentárias. Na reação química do metabolismo da bactéria com o açúcar, ocorre a produção de ácido lático. Esse ácido aumenta a acidez na superfície do dente, levando à desmineralização (enfraquecimento) do esmalte, e à formação de pequenas cavidades que são invadidas pelas bactérias.
Invadindo os furinhos, o processo continua até chegar na dentina e a polpa do dente, de onde a bactéria pode atingir a corrente sanguínea e provocar graves infecções em outras partes do corpo. Com o passar do tempo, todo o dente é destruído. Como a formação da placa dentária e a produção de ácido que provocam a cárie são dependentes da ingestão de açúcar. Por isso, quanto mais açúcar você ingerir, mais alimento as bactérias terão!
Quando vamos ao dentista por causa de uma cárie, ele remove toda região atacada pela bactéria, coloca uma substância selante e preenche o buraco com uma massinha que endurece e fica com consistência parecida com o esmalte do dente. Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie, pois elas se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde