Educação bucal para crianças
Introdução: A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Portanto é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras.
Quando inicia a vida escolar, a criança traz consigo a valorização de comportamentos favoráveis à saúde oriundos da família. Durante a infância, época decisiva na construção de condutas, a escola passa a assumir papel destacado devido à sua função social e sua potencialidade para o desenvolvimento de um trabalho sistematizado e contínuo. Um programa de saúde bucal escolar deve apresentar abordagem informal de instrução sobre saúde bucal na sala de aula, sendo o dentista responsável por essas orientações, e, entretanto, o professor, o elo importante entre dentista e aluno.
A escola pode ser considerada como um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, pois exerce um papel fundamental na orientação e na formação das crianças. Não há
melhor