o behaviorismo
Área: Ciências Humanas
Curso: Psicologia
Componente Curricular: História da Psicologia I
Professor:
Acadêmico:
Período: 2014/2
O Behaviorismo seria uma análise do comportamento, trabalha com interações no ambiente físico e social, e procura entender o que acontece.
Watson elaborou uma teoria que é o oposto da eugenia, e isso foi uma surpresa para os geneticistas, que afirmavam que os seres humanos eram definidos pela herança genética, já Watson dizia que o ser humano era definido através do seu ambiente, então Watson realizou por muitos anos algumas experiências com bebes, sempre estudando o comportamento dos mesmos. Foi feliz em analisar o comportamento de uma criança chamada por “O Pequeno Albert” pois nele ele pode provar muitas coisas, e relatar que quase tudo a gente aprende. Foi ai que ele provou também que o medo é aprendido e não herdado.
Watson sempre buscou a construção de uma psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e métodos subjetivos q tivesse a capacidade de prever e controlar. Depois de muitos anos de experiência Watson deu o ponta pé inicial ao Behaviorismo que acabou tomando certa popularidade, onde dentro desse meio evoluiu bastante e muita coisa ainda é usada nos dias de hoje. O objeto do behaviorismo se modificou desde então, e hoje o comportamento não se entende como uma ação isolada de um sujeito e sim como a interação que este tem com o seu meio.
Para ajudar um indivíduo a sair do estado de recalque e começar a lidar de forma consciente com as questões que realmente o afetam, Freud julgava necessário acessar os sentimentos recalcados desse individuo. Por exemplo, se é difícil um homem confrontar outros indivíduos, ele prefere recalcar seus sentimentos a ter que lidar com enfrentamentos. Com o tempo, no entanto, essas emoções recalcadas acumulam-se e revelam-se de outras maneiras. Raiva, angústia, depressão, excesso de álcool e