O batismo não é obra
Algumas pessoas encontram dificuldades em se submeterem a um ato físico, mesmo que tenha um significado espiritual. Eles temem que se corpos carnais “fizerem” qualquer coisa ligada à salvação, esse “fazer” deve ser uma “obra” procurando merecer a salvação. Eles sabem que Paulo falou contra “obras,” e enfatizou que a salvação é “pela graça...através da fé” (Efésios 2:8; como em Romanos 3:24-28). Portanto, pensando no batismo como uma “obra,” eles lutam contra qualquer ensino que trate o batismo como algo necessário ou requerido.
Existe uma razão histórica por trás da idéia de que o batismo pode ser uma obra.
Um antigo grupo religioso de fato ensina um tipo de salvação por obras. Eles fazem muitas coisas para merecer promoção para com Deus. Séculos atrás eles adicionaram sua forma de “batismo” a sua longa lista de obras. Muita da confusão de hoje a respeito do batismo vem da idéia errada que eles tinham do ‘batismo’ como uma obra de mérito humano. Esse antigo grupo ainda trata o batismo como um de suas muitas obras rituais. Infelizmente, muitos dos que protestam contra aquele grupo antigo continuam pensando no batismo como uma “obra.” Presos por esse falso significado, eles se sentem no dever de se oporem até mesmo à necessidade do verdadeiro batismo da Bíblia.
Embora idéias humanas da historia realmente afetem todos nós, deveríamos nos esforçar para remover pensamentos errados. Deveríamos todos voltar para a vontade de Deus para o batismo. À medida que estudamos o Novo Testamento somos impressionados pelo fato de que a palavra de Deus nunca chama o batismo de “obra.” A Bíblia nunca o trata como um trabalho meritório. (Essa definição veio da tradição de homens muito depois.) Olhe de novo as afirmações mais fortes da Bíblia sobre a água, e o elo que o batismo na água tem com a salvação. – Mateus 28; Marcos 1, 16; João 3; Atos 2,8,9,10,16,19,22,23; Romanos 6; Gálatas 3; Efésios 5; Colossenses 2, Hebreus 10; Tito 3 e 1 Pedro 3. Você notou a