Batismo nas águas
O que é Batismo ?
A palavra batismo vem do termo grego “baptisma”, ou “baptismos”, que significa mergulho, ou imersão e está ligada ao sentido de submergir. Também, significa “passagem pelas águas” e é um símbolo do novo nascimento, conforme João 3:5 “...em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
Jesus deu o exemplo: “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.
(Mateus 3:13)
“Batizado Jesus, saiu logo da água...” (Mateus 3:16)
O próprio Jesus foi batizado com o intuito de cumprir a justiça e deixar-nos um modelo.
É uma ordenança de Jesus
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19)
Segue a fé
O batismo deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc. 16:15,16). Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.
O batismo não salva, mas acompanha a salvação
O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer". O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna.
É uma identificação