O avanço da tuberculose
Portal HSM
Foto: HSM Brasil
Philip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing, com mais de cinco milhões de cópias de livros vendidas em todo o mundo, apresentou o conceito de Marketing 3.0 ao público de mais de 4,5 mil executivos presentes na HSM ExpoManagement 2010 nesta terça-feira (9/11).
Para o especialista, a nova definição de marketing é baseada nas considerações e desejos dos cidadãos globais, como respeito ao meio ambiente, aos valores humanos (da mente, do coração e do espírito) e às novas tecnologias. “O marketing será menos eficaz nos próximos anos porque os orçamentos serão menores. Isso exigirá profissionais que saibam fazer mais com menos”, afirma Kotler.
Atualmente, 70% das empresas atuam sob o conceito do Marketing 1.0 (focado no produto), 25% no Marketing 2.0 (voltado ao cliente) e apenas uma parcela pequena, algo em torno de 5%, atua sob o conceito do Marketing 3.0.
“As empresas precisam investir mais no crescimento e na renovação da marca e não simplesmente na manutenção dela. Talvez, a solução ideal seja criar dois departamentos de marketing: o primeiro seria o tradicional, para realizar todo o trabalho técnico do dia-a-dia, e o segundo seria bem menor que o primeiro, mas com profissionais que pensem no marketing estrategicamente, com uma visão voltada para o futuro, de três a cinco anos à frente”, afirma Kotler.
Kotler destacou também a importância da chamada cocriação para a evolução do relacionamento da empresa com seus clientes e para criação de novos produtos e experiências. Este processo se dá por meio de ideias e sugestões de consumidores, empresas, fornecedores e parceiros.
O evento encerra nesta quarta-feira, 10/11, com palestras de Jim Collins, Carlos Ghosn, David Ulrich e Henrique Meirelles.
Assista a um trecho do seminário: Philip Kotler – O cliente é o chefe