Serviço social
A tuberculose nos Presídios: Dificuldades em identificar e tratar o doente.
Helena Fernandes dos Santos
Coronel Fabriciano
2011
Departamento de Gestão em Saúde Publica de Pós graduação Instituto de Coronel Fabriciano Pro minas
Helena Fernandes dos Santos
A tuberculose nos Presídios: Dificuldades em identificar e tratar o doente.
Artigo Científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde Publica.
Coronel Fabriciano
2011
Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão a respeito dos altos índices de casos de Tuberculose (TB) dentro dos presídios brasileiros, bem como as dificuldades em tratar os doentes. Ressaltando as condições precárias e desumanas dentro das unidades prisionais e a falta de assistência médica, o que demonstra descaso dos órgãos competentes e da sociedade para com a população carcerária. Serão abordados os fatores que favorecem a proliferação da doença, modo de prevenção, tratamento adequado, além de algumas considerações sobre o sistema prisional brasileiro. Inicialmente as considerações são realizadas em relação à tuberculose e em seguida sobre o sistema o sistema prisional.
Palavra chave: Tuberculose, Presídios, realidade perigosa.
Introdução
A Tuberculose (TB) é considerada uma doença grave com alto índice de contagio e o crescimento de casos positivos tem demonstrado aumento significativo assim a taxa de incidência mundial cresce a cada ano de forma assustadora e alguns fatores podem contribuir para o avanço da doença. Tais como falta de higiene, local com pouca iluminação e falta de assistência