O assistente social como profissional de participação - unopar
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NILCEANE MENDES DO NASCIMENTO
O assistente social como profissional de participação
Rio Branco
2010
Nilceane mendes do nascimento
O assistente social como profissional de participação
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV.
Prof. Claudia Maria Ferreira.
Rio Branco
2010
INTRODUÇÃO
A questão social incluem todas as questões no que diz respeito aos direitos dos cidadãos, seja ela no âmbito social, psicológico e profissional. Muitos pontos foram essenciais para a questão da profissão do serviço social chegar ao seu desenvolvimento.
Passou por inúmeros acontecimentos e chegar hoje a ser uma profissão tão importante como as demais, poder lutar e aliançar metas e objetivos e acreditar que o cidadão e ser livres e com muitos direitos.
DESENVOLVIMENTO
Durante o processo de conservadorismo, a profissão serviço social era tratada simplesmente como uma questão de caridade, ou seja, a preocupação maior era a questão da pobreza, principalmente no inicio da igreja católica, onde as pessoas ajudavam o necessitado pela questão de achar que assim estariam fazendo caridade e acreditavam então poder estar agradando a Deus.
Segundo Marx
A classe trabalhadora é aquela que vive do trabalho, que tem como meio de sobrevivência a venda de sua força de trabalho aos detentores dos meios de produção – capitalistas.
Nesta idéia incluem-se os trabalhadores produtivos e improdutivos, ou seja, produtivos são os que produzem diretamente mais valia, e seu trabalho está ligado à