A atuação do assistente social no projovem adolescente e o seu viés educativo
MELO, Article
A Atuação do Assistente Social no Projovem Adolescente e o seu Viés Educativo
The Role of Social Worker in the Adolescent Projovem Program and its Educative Bias
Adriana Soely André de Souza Meloa*
Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil
a
*E-mail: adriana_s_1@hotmail.com
Resumo
As mudanças tecnológicas e a globalização trouxeram grandes transformações no ensino, o que exigiu cada vez mais a inserção de profissionais qualificados na área de Serviço Social para tratar de assuntos inerentes à sociedade. Partindo do pressuposto de que a prática profissional do assistente social será sempre revestida de um viés educativo é que foi possível a realização deste trabalho. A presente pesquisa surgiu da reflexão acerca da importância da atuação do Profissional de Serviço Social na área educacional, sobretudo nas ações socioeducativas.
Objetivou-se mostrar a importância da prática do Assistente Social no PROJOVEM adolescente do CRAS Quidé com base na dimensão socioeducativa da profissão. O referido estudo teve como sujeitos da pesquisa 59 jovens atendidos no programa. Buscou-se compreender a realidade social com vistas à elaboração de estratégias que possam contribuir na construção de uma sociedade mais democrática, que vise à ampliação e consolidação da cidadania, sobretudo, uma prática educativa e crítica, que aponte para a ruptura do instituído.
Palavras-chave: Serviço Social. Educação. Assistente Social. PROJOVEM Adolescente.
Abstract
Technological changes and globalization brought great transformation to teaching, which has demanded growing insertion of qualified professionals in Social Work field to deal with issues concerning society. This research became possible through the assumption that the social worker’s professional practice will be always lined with an educative bias. The present research arose from the reflection about the importance of social worker’s proceeding in the