O artigo
Profª Miriam Cristofanelli
Resumo acadêmico ou abstract
O abstract acompanha textos acadêmicos mais longos (por exemplo, artigos, dissertações, teses) resumindo as informações desses textos e permitindo que os leitores tenham um acesso mais rápido a esses textos.
No caso do artigo acadêmico, o objetivo do abstract é sumarizar, indicar e predizer, em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do artigo que segue, além de persuadir o leitor a continuar a leitura do texto completo.
A organização do abstract é semelhante à do artigo acadêmico.
Considerando que o artigo acadêmico pode ser de pelo menos dois tipos, de revisão da literatura ou empírico/experimental, o abstract que o precede poderá apresentar essas duas formas de organização retórica da informação.
1- Artigo de revisão da literatura: o abstract incluirá o/s objetivo/s e os elementos centrais do artigo (exemplo 1).
2- Artigo empírico ou experimental: o abstract constará dos diferentes momentos da pesquisa –definição do problema, estabelecimento do objetivo, descrição do método, apresentação dos resultados, indicação da conclusão (exemplo 2).
O seguinte esquema se baseia na análise de 60 abstracts (Motta-Roth e Hendges):
1- Situar a pesquisa: estabelecer interesse profissional no tópico (ou) fazer generalizações do tópico (e/ou) citar pesquisas prévias (ou) estender pesquisas prévias (ou) contra-argumentar pesquisas prévias (ou) indicar lacunas em pesquisas prévias.
2- Apresentar a pesquisa: indicar principais características (ou) apresentar objetivos principais (e/ou) levantar hipóteses.
3- Descrever a metodologia (como, onde, quando, quem e/ou o que foi feito)
4- Sumarizar os resultados
5- Discutir a pesquisa: elaborar conclusões (e/ou) recomendar futuras aplicações.
Outras variações possíveis:
a) objetivos; importância; método; resultados; conclusão(ões)
b) objetivos; metodologia; resultados
c) objetivos;