O artigo fala sobre lombalgia
Hoje em dia já existem vários métodos para ser avaliada a dor do paciente, como a EVA que pode identificar a intensidade da dor e fica bem mais fácil para o examinador.
O tratamento da lombalgia não envolve apenas um fisioterapeuta, tem toda uma equipe como médicos e até mesmo um psicólogo. Tendo como alvo controlar o quadro do paciente, o bem-estar e o retorno de atividades funcionais do individuo.
Foi feito um estudo com 50 pacientes, 25 desses pacientes com o diagnostico de lombalgia crônica e os outros 25 pacientes assintomáticos. Os critérios de inclusão avaliaram os diagnósticos clínicos da lombalgia crônica, ou seja, com queixa com período maior que três meses. E o critério de exclusão foi com os pacientes que já fizeram cirurgia lombar, paciente com fraturas e com patologia reumática. A avaliação do fisioterapeuta foi feita após a avaliação do medico e diagnostico clinico de lombalgia. Os dados pessoais foram anamnese, inspeção, palpação, analise objetiva da dor pela Escala Visual Analógica.
Após essas avaliações os pacientes foram encaminhados ao protocolo de atendimento. Este tinha três fases, a fase um que são as primeiras dez sessões que foi composta por manobras como pompage global, torácica, lombar e sacral, traços diafragmáticos e