O aprendizado da matemática na educação básica
O aprendizado da Matemática na educação básica está abaixo do aceitável, tendo em vista a dificuldade que os alunos têm de aprender a matéria.
Os alunos mudam de série sem ter aprendido todo o conteúdo, aquilo que irão utilizar ao longo de toda sua vida escolar.
E essa falta de aprendizado vai se arrastando de uma série a outra, dificultando cada vez mais o entendimento da matéria.
O aluno só decora o conteúdo dado para poder tirar nota na hora da prova, porém é tudo rapidamente esquecido, uma vez que não houve um verdadeiro entendimento, o aprendizado propriamente dito.
Para que se mude essa situação é imprescindível que haja uma melhor capacitação dos professores, para que eles dominem o conteúdo aplicado e não concebam o ensino como uma mera transmissão de conceitos já elaborados e constituídos. O professor deve ter sensibilidade para com o processo de desenvolvimento dos alunos, de suas interpretações do contexto no qual atua.
Torna-se urgente que na formação do professor, além da preocupação com o domínio das áreas de conhecimento, se de também prioridade ao desenvolvimento de atitudes que permitam ao professor não só aceitar a mudança e a inovação, mas ser ele próprio o agente de mudanças através de práticas de reflexão, partilha e cooperação, realizando a troca e o aprofundamento de suas idéias, experiências e trabalhos realizados, numa verdadeira dinâmica de grupo no local onde o professor esteja inserido.
É essencial despertar tanto nos educandos como nos professores a importância que a matemática tem na construção do saber e como esta pode se tornar agradável para todos se for trabalhada de forma correta e estimuladora, excluindo do nosso meio a distorcida idéia de que a matemática é uma disciplina para gênios ou que é sinônimo de fracasso para a grande maioria.
Dessa forma será possível mudar o cenário educacional das escolas