O Aparelho Digest rio
Boca - Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso - Reto - Ânus
Boca
Designa a cavidade, suas paredes e estruturas acessórias que se projetam (dentes, língua) e drenam (glândulas salivares) para dentro dela. Tem como principais funções a apreensão, a redução mecânica e a insalivação de alimentos. Pode também desempenhar função de agressão e defesa. Na maioria das espécies funciona como via aérea quando o fluxo pelo nariz está prejudicado. Os lábios são o limite rostral da cavidade oral, atuando na sucção e apreensão de alimentos. Os hábitos sociais e alimentares determinam a forma dos lábios. Uma grande abertura (rima) é necessária nas espécies que se alimentam vorazmente ou utilizam os dentes em disputas, enquanto uma abertura menor é suficiente na maioria dos herbívoros e roedores. Modificações nos lábios superiores são frequentes. Algumas vezes uma área glabra está presente continuadamente na pele modificada ao redor das narinas, como por exemplo o plano nasolabial dos bovinos e o disco rostral nos suínos. Os carnívoros apresentam um sulco mediano, denominado filtro. As bochechas tem como principal suporte o músculo bucinador, que age retornando os alimentos à superfície mastigatória. A cavidade oral se inicia entre os lábios e continua em direção a faringe. É dividida em 1) vestíbulo externo e 2) cavidade oral propriamente dita.
1) Vestíbulo externo: limitado externamente pelas bochechas e lábios. Internamente pelos dentes, gengivas e margens da maxila e mandíbula.
2) Cavidade oral propriamente dita: recoberta pelo palato duro e mole, limitada lateralmente pelos dentes, gengivas e margens da maxila e mandíbula e assoalhada pela língua, e caudalmente pela faringe. O palato duro é formado pelos osso