O Sistema Cardiovascular
O Sistema Cardiovascular Os sistemas vascular sanguíneo e linfático são reunidos sob um único tópico, angiologia, que significa estritamente o estudo dos vasos. Mas o alcance deste termo é ampliado para incluir o coração, o baço e os vários órgãos linfáticos, alem de artérias, veias e outros vasos.
Coração
O coração é o órgão central que, por contrações rítmicas, bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos. Consiste de quatro camaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os dois átrios são separados por um septo interno, assim como os dois ventrículos, mas o átrio e o ventrículo de cada lado se comunicam. O tamanho do coração varia consideravelmente entre as espécies assim como entre indivíduos da mesma espécie, sendo hipertrofiados nos animais que realizam exercício físico vigoroso.
Pericárdio e topografia O coração é quase completamente envolvido pelo pericárdio, um saco seroso fechado intimamente associado ao coração. As camadas parietal e visceral do pericárdio são continuas e formam a cavidade pericárdica a qual contem fluido seroso que facilita a movimentação da parede cardíaca contra a própria membrana. A camada visceral é tão proximamente aderida ao coração que é considerada um componente dela (epicárdio). A camada parietal possui grossa cobertura externa fibrosa que se une aos grandes vasos dorsalmente e se continua em um ligamento no ápice ventral do saco que se liga ao externo (lig. esterno pericárdico), mas se fixa no diafragma (lig. frênico pericárdico) nas espécies em que o eixo cardíaco é mais obliquo. Este ligamento impõe restrição à mobilidade do coração. O coração está incluso no mediastino, divisória que separa as cavidades pleurais direita e esquerda. É cônico e permanece à esquerda do plano sagital mediano. Possui uma base voltada craniodorsalmente e um ápice caudoventral.
Anatomia
A base do coração é formada pela parede atrial delgada claramente separada dos