O amadurecimento do capitalismo
ATIVIDADE – HISTÓRIA MODERNA II
UNIDADE 5 – ATIVIDADE
- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA DO SÉCULO 18;
- O AMADURECIMENTO DO CAPITALISMO
A primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização. O desenvolvimento técnico-científico, implementando a modernização econômica, foi significativo; surgiram então as primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força motriz. Por outro lado, a existência de um amplo mercado consumidor para artigos industrializados, América, Ásia e Europa, estimulava a mecanização da produção. A invenção na década de 1730 da Lançadeira Volante, um dispositivo adaptado aos teares manuais, acelerou o processo de tecelagem, seu uso permitiu a fabricação de tecidos com dimensões maiores do que os produzidos pelo método artesanal.
Com o uso de máquinas em grande escala foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, aproximadamente, teve uma profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando em significativas mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo. Para a sua eclosão, porém, foi decisiva a acumulação de capitais verificada entre os séculos XV e XVIII (A burguesia muito capitalizada em função dos lucros auferidos com as atividades comerciais da época mercantilista).
Três matérias-primas foram fundamentais para que as transformações e inovações que impulsionaram a Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII se concretizassem: o carvão mineral, o ferro e o algodão. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão e de ferro, e o algodão era obtido principalmente em suas colônias na Ásia e na América. As reservas minerais inglesas localizavam-se principalmente nas regiões norte e oeste do seu território, em áreas próximas dos principais rios e portos e onde também se instalaram as primeiras indústrias têxteis. O carvão foi importante para a