o aluno na era informacional
Maria das Vitórias Oliveira
RESUMO
Este artigo apresenta com base em resultados de pesquisa bibliográfica a importância do uso das tecnologias na era informacional para aluno e professor. O momento atual representa uma nova fase informacional denominada era da informação, a qual preconiza o acesso a todo e qualquer tipo de informação com o objetivo de adquirir novos conhecimentos. Os meios eletrônicos e principalmente a internet, possibilita ao aluno e ao professor a busca de informação mais rápida e em tempo real. A competência informacional visa desenvolver no individuo atitude e valores relacionados à busca e uso de informação. Neste contexto, o artigo “o aluno na era informacional” tem como objetivo mostrar os avanços vividos em tempo real pelos alunos que tem acesso aos recursos tecnológicos, a internet.
Palavras chaves: era da informação, aluno, aprendizagem. Conhecimentos.
INTRODUÇÃO Em meados do século XX entramos na Era Informacional, devido à expansão dos meios eletrônicos de difusão de informações, como a televisão e a internet. Esta conjuntura tecnológica emergente acarretou uma série de transformações sociais, políticas, econômicas, filosóficas, psicológicas na nossa sociedade. Na área da educação essas mudanças são notáveis, já que hoje, em sala de aula, o professor se depara com um aluno (in) formado pelos meios de comunicação de massa o mundo está mudando rapidamente e os alunos também.
Para educar na Era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo. ( Moraes 1997, p.27)
. Dessa forma, ao perceber a escola como instituição à parte do seu mundo, ainda com aspectos antigos, sentados em carteiras enfileiradas, de frente para o quadro, anotando as informações em cadernos e ouvindo o professor