ELENILDA
PIRES, Elenilda Aparecida Ciriaco1
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido a fim de mostrar a escola, aos educadores e as famílias como as programações midiáticas vêm ganhando espaço social e também dentro das escolas, através de influências no comportamento, na linguagem, no modo de agir e pensar das crianças e adolescentes. Foram relatadas as visões de autores a respeito de como a mídia exerce o fascínio das crianças e adolescentes. Através de diversos recursos visuais, com efeitos especiais, como uma linguagem de convencimento despertam os desejos de consumo, reforçam estereótipos, fazem apologias às drogas e a precocidade sexual despertando nas crianças e adolescentes necessidades que muitas vezes tem influenciado o processo de ensino aprendizagem nas escolas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Mídias; Influências; Processo de ensino aprendizagem.
.
1 Introdução
Este trabalho é composto por três capítulos sendo que foram utilizadas as visões de vários autores e estudiosos em educação, a fim de teoricamente explicar o assunto, as mudanças comportamentais físicas e psíquicas que ocorrem com as crianças, principalmente de 1º ao 5º ano. O assunto abordado neste trabalho é de suma relevância para a educação, e vem ganhando espaço nas abordagens de diversos autores como Belloni (2001), Gonnet (1997), Souza (2007) e outros.
Traz também alguns pressupostos para que os educadores possam trabalhar de forma mais crítica e proveitosa diante dos fenômenos informacionais dos meios que constituem a mídia, buscando desta forma amenizarem as influências e alterações que esses meios podem causar.
É importante ressaltar que em momento algum se nega a importância das tecnologias dos meios midiáticos como fonte de informação e, também não defende se estes meios são bons ou ruins, buscando apenas chamar a atenção para o excesso de informações e influências negativas em relação às positivas, buscando despertar nos educadores,