O alienista - estrutura de roteiro
Trabalho de Estrutura de Roteiro
Barbara Zavarezzi
Storyline
Trata-se de uma história de um anti-herói. Simão Bacamarte, cientista renomado, monta em Itaguaí, um hospício, a Casa Verde, a fim de executar seus projetos científicos. Ele pretende separar a “loucura” da “razão”. Consegue o apoio das forças políticas locais para por em prática seus métodos heterodoxos. O médico, a princípio muito respeitado por todos na cidade, aos poucos passa a ser temido e detestado, à medida que vai internando todos os habitantes por motivos aparentemente insensatos, levando o caos a essa pequena cidade de interior.
Perfil dos personagens
Simão Bacamarte (40 anos) - Médico psiquiatra, renomado internacionalmente. Desde a sua infância era encantado pela ciência e pelo ser humano. Adorava fazer experiências e estudar as pessoas. Sempre quis saber os limites entre a razão e a loucura. É casado com Dona Evarista, mulher aparentemente desprovida de virtudes e que, ainda por cima, mostrou-se estéril, após anos de casamento. Simão se tornou um homem frio, com dificuldades para expressar seus sentimentos e indiferente à mulher. Só tinha um objetivo na vida: a ciência. E é por causa dessa grande obsessão que ele, conseguindo verba para fundar a primeira Casa de Orates da cidade, acaba transformando a vida dos cidadãos da mesma, num verdadeiro caos.
Dona Evarista (25 anos)– Viúva de um juiz, casada com o cientista Simão Bacamarte por imposição da sociedade. Uma mulher “insossa”, sem atrativos físicos, mas que reunia as qualidades com as quais o marido se preocupava: “reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes...”, o que não acontece: D. Evarista é estéril. Ela se sente eternamente culpada por isso, e acha que por esse motivo o marido a colocou em segundo plano, pois ele acaba se