O Agroneg Cio A Agroind Stria
A insegurança alimentar eu impactos socioambientais
O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel tem a ambição de promover a participação da agricultura familiar na criação de nova matriz energética para o transporte de veículos automotores no Brasil. Além disso, ele quer também valorizar áreas onde se concentram famílias vivendo em situação de pobreza. A partir de julho próximo, 3% do diesel brasileiro virão de matéria-prima vegetal e a meta de 5% deve ser atingida até 2010.
Os críticos do Programa colocam em dúvida sua viabilidade econômica, bem como sua capacidade de beneficiar os segmentos mais pobres da agricultura familiar. Além disso, colocam em dúvida seus benefícios ambientais.
Seus defensores sustentam a necessidade de diversificar o leque de alternativas ao petróleo
(além do etanol de cana-de-açúcar), os potenciais da agricultura familiar para participar desta diversificação e a viabilidade econômica do programa. Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuário é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais. Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes. A primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pelas indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc.
E, na terceira parte, estão os negócios à