O Afrodescendente: um dos atores importantes para a história do Brasil
1- Uma história de protagonismo de um afrodescendente
*Juliano Moreira
Nascido em Salvador, negro e de origem pobre, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1886, formando-se aos dezoito anos, em 1891, e se tornando professor da Faculdade. foi médico e um dos pioneiros da psiquiatria brasileira. O primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.
2- Uma história de racismo ou preconceito racial
O ator Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, foi preso injustamente após ser acusado por uma mulher de tê-la assaltado, passou 16 dias na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Vinicius deixou a unidade prisional no dia 26 de fevereiro de 2014 e foi recebido de forma emocionada pelos amigos e parentes que aguardavam na porta.
3- O equilibrio entre a valorização da cultura européia e a negritude.
Do ponto de vista cultural, diferentemente do proletariado europeu, formado pelas fabricas, o negro tece um espaço para desenvolver sua cultura, que só podia ser uma cultura de resistência. Cada vez que o negro coloca uma roupa que expressa sua identidade, compõe uma música que fala de sua vida, não tenta moldar seu corpo para ser igual dos outros, ele produz a "negritude", a resistência cultural dentro do capitalismo racial. O capitalismo colocou o burguês e o trabalhador em oposição por meio de uma situação de exploração. Mas o capitalismo também colocou o branco europeu em oposição ao negro escravo e e ao negro pós-libertação, o que também resultou em formas de exploração. O capitalista oprime o trabalhador enquanto, em certa medida, o trabalhador branco oprime o negro.
4- Conclusão: Eu digo NÃO ao racismo
No mundo onde o acesso a informação é facil e rápido, ainda existem muitas pessoas desinformadas sobre o racismo. Em pleno século XXI ainda há casos de racismo no brasil, que é um