O Afeto Que Cura
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE GEOGRAFIA
Disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação
GARULHOS/ SÃO PAULO -
2014
Guarulhos - SP - Polo Guarulhos - 2014
O AFETO QUE CURA
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, surgiu um dado novo: o crescente interesse científico pelo estudo da relação entre homem e animal, tendo em vista seu potencial terapêutico. As modalidades de intervenção com a participação de animais abrem para os profissionais de saúde e da educação a perspectiva do uso de recursos terapêuticos auxiliares.
A utilização dos animais para o benefício do ser humano torna-se, no contexto referido, uma oportunização excelente para o progresso da ciência, proporcionando mais pesquisas que visam apreender o potencial, ainda não imaginado ou percebido nesta relação e, espaços terapêuticos possíveis. Sempre no acolhimento às pessoas para desperta- las para uma interação mais favorável com o mundo, e melhorando, assim, sua vida.
JUSTIFICATIVA:
Existem muitas vantagens que têm sido apontadas como decorrentes desse relaciona- mento, como: ajudar a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionar afetivamente com outras pessoas; desenvolver o sentido de responsabilidade na criança ou jovem, que possui um animal que depende de seus cuidados, favorecer a aprendiza-gem de fatos fundamentais na vida, como o nascimento, a procriação e a morte de uma criatura viva, desenvolver a capacidade para lidar com aspectos não verbais presentes no relacionamento criança ou jovem-animal; ajudar a desenvolver atitudes humanitárias na criança ou jovem, em relação ao animal como um ser vivo; despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança ou jovem diante da natureza e dos seres vivos. OBJETIVO:
O objetivo deste