O administrador, a organização, a administração.
“A questão o que é ciência? é a única que ainda não tem nenhuma resposta científica”. (MORIM, 2003, p. 21). Freire-Maia (1997, p. 24) busca uma definição, dizendo que “ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos, etc., visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em contínua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia [...]”.
De acordo Chalmers (1993, p. 23), conhecimento científico é conhecimento provado. Para ele, “as teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. [...] O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente
A Organização...
As empresas são, em primeiro lugar, de pessoas. E de pessoas certas. Vingam as empresas que mais depressa se adaptam, que retiram vantagens das adversidades, que pensam, que imaginam, que se diferenciam. É tudo uma questão de atitude - e tudo depende então das pessoas, da sua imaginação, do seu talento singular, da sua vontade de fazer recuar o impossível. O papel principal dos gestores será então o de gerir pessoas. Só se gere o que se mede. Se não medirmos, não conhecemos. Se não conhecermos, não podemos gerir. Gerir é escolher. Quem escolhe está sujeito a errar. Só pode diminuir ao mínimo essa possibilidade de erro tomando as decisões da forma mais esclarecida que lhe for possível. No Xadrez, não há jogadas neutras, não é possível não jogar, não se joga sozinho. O xadrez empresarial joga-se “Um contra todos”. Uma empresa contra todos os seus concorrentes. Não se pode evitar que todos joguem. Há que antecipar/prever e condicionar, obrigar o outro a mudar e manter a vantagem – tal como na arte da guerra. Todas as empresas devem definir corretamente a sua Missão (O que quer ser), a sua Visão (Estratégia) e os seus Valores (Pilares de Atuação).
Podemos melhorar o desempenho da empresa através da melhoria