O absolutismo de Luís XIV
Luis XIV
Resumo:
O artigo aborda os fatores, seja eles interno e externo sobre o absolutismo da frança e o papel do rei Luís XIV, que começou no final da Idade Media (séculos XIV XV) ocorreu uma forte centralizaçao politica nas maos dos reis, auxiliado pela burguesia. O rei concentrava em si todos os poderes e funções do estado, criavam leis sem aprovação da sociedade, tudo em função dos interesses econômicos.
Palavras-chave: França;Luís;Centralizaçao;Burguesia.
ABSTRACTO
El artículo analiza los factores, ya sean internos y externos en el absolutismo de Francia y el papel del rey Luis XIV, que comenzó en la Baja Edad Media (siglos XIV XV), se produjo una fuerte centralización política en manos de los reyes, con la ayuda de la burguesía. El rey concentrado en sí mismo todas las facultades y funciones de las leyes estatales creadas sin la aprobación de la sociedad, todo a la luz de los intereses económicos.
Palabras clave: Francia, Luis XIV; centralización; burguesía.
INTRODUÇAO
O absolutismo é um regime dotado de todo poder á uma só pessoa ou um só grupo. O termo é associado a um governo ditatorial onde leis são decretadas e devem ser seguidas pela sociedade. Uma forma governamental totalmente diferente do democrático.
O regime absolutista moderno começou com a formação dos Estados nacionais europeus no final do século XV e se prolongou durante mais de 200 anos. Um exemplo de rei monarca absoluto foi com Luiz XIV na França, definindo a sua posição com as palavras: “Eu sou o Estado (l’etat c’est moi)”.
A França foi o modelo do absolutismo. O Estado avançou devido à crise da Baixa Idade média: as revoluções camponesas e urbanas punham as classes dominantes em xeque e criavam obstáculos ao próprio desenvolvimento econômico. O Estado forte continha as rebeliões e dinamizava a expansão comercial, promovendo a retomada do desenvolvimento econômico.
Luís XIV, considerado como rei sol sintetiza a essência do absolutismo, o que caracteriza