relatório ensaio de compressão
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENG06648 – CONFORMAÇÃO MECÂNICA
Aula Prática 01 – Ensaio de compressão – Turma A
Professores: Alexandre da Silva Rocha e Lirio Schaeffer
Porto Alegre
Abril 2014
Sumário
Introdução
O objetivo principal da aula prática foi de construir a curva de escoamento do material submetido ao ensaio de compressão e obter a equação que descreve a tensão de escoamento (kf) em função da deformação real no processo de deformação a frio.
Fundamentos Básicos
A tensão de escoamento (kf) descreve o comportamento do material acima do limite de escoamento, ou seja, a partir do ponto em que o material começa a sofrer deformações plásticas. O levantamento da curva de escoamento do material é fundamental para os cálculos de conformação mecânica, como força e trabalho de conformação durante o processo, possibilitando projetar as matrizes de forma adequada.
Para determinar a tensão de escoamento, considera-se que o corpo de prova está em estado uniaxial de tensões durante a compressão, para isso é necessário tentar diminuir ao máximo o atrito entre a ferramenta e a peça.
A tensão de escoamento é influenciada pela temperatura do material, deformação e velocidade de deformação. Fatores não relacionados com o processo de conformação, como composição química, estrutura cristalina, tamanho de grão, segregação, tratamento térmicos anteriores também podem alterar a tensão de escoamento.
Fatores Importantes:
Coeficiente de encruamento:
O coeficiente de encruamento “n” representa o gradiente da curva de escoamento σ=k., no ponto de carga máxima do ensaio de tração. Em outras palavras, ele quantifica o aumento da resistência ao escoamento devido ao encruamento. Quanto maior o seu valor, mais fácil ele é conformável.
A influência do atrito no experimento:
O atrito ocorre quando existe movimento relativo