O abandono de crianças no brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLITICO?
2.2 O QUE LEVA AS MÃES ABANDONAREM SEUS FILHOS NOS DIAS ATUAIS?
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos que levavam ao abandono de crianças no Brasil, como surgiu as praticas de enfrentamento dessa problemática. Os motivos que levaram as mães a cometer tais atos, que na maioria das vezes era por falta de condições de cuidar desse bebê, algo que até nos dias atuais observamos em noticiários. O crescimento das cidades na década de 20, que começou o aumento das populações nas cidades, o agravamento do problema e a tentativa de amenizá-lo com a criação de instituições, para abrigar essas crianças. Os efeitos desse abandono, como atingem a parte psicológica da criança, nas suas emoções, sua auto-estima. A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garantem os direitos e os deveres de cada criança enquanto cidadãos.
DESENVOLVIMENTO
O abandono de crianças sempre esteve presente na história da humanidade. O abandono vem desde o Brasil colônia e sempre esteve relacionado à pobreza, miséria. Crianças que eram frutos de relacionamentos proibidos de diversos tipos entre amasiados, padres, moças solteiras de cor, índias ou mestiças, que não conseguiam arrumar marido, ou pessoas de influencia. O abandono muitas vezes acontecia para manter a honra das moças solteiras e de família. Crianças largadas à própria sorte, que ninguém queria. De acordo com Marcílio (1998):
Abandonar bebês é prática presente desde as grandes civilizações da Antiguidade, nesse período da História, o abandono era costume