N O Criada Apenas Transformada
Resumo
O uso da eletricidade tem grande importância nas diferentes tarefas que o ser humano realiza no seu dia a dia. É graças a ela que podemos garantir o funcionamento dos nossos eletrodomésticos e de importantes estabelecimentos, como hospitais. Estamos tão acostumados com o auxílio da eletricidade para realizarmos nossas tarefas diárias que somente notamos sua importância quando elas no falta. Neste artigo vamos entender os fenômenos relacionados à eletricidade muito comuns em nossa volta.
1. Eletrostática A eletrostática é uma parte da Ciência que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso. Vários fenômenos relacionados à eletrostática são conhecidos desde a Antiguidade. Em suas observações de fenômenos naturais, os gregos tinham conhecimento que, ao esfregar um pedaço de âmbar no pelo de alguns animais, ele adquiria a propriedade de atrair pequenos corpos, como palha.
Todos os corpos contêm cargas elétricas que podem ser de dois tipos: positivas ou negativas. Os átomos que compõem os corpos possuem prótons (que possuem carga elétrica positiva), nêutrons (que possuem carga elétrica neutra) e os elétrons (que possuem carga elétrica negativa). Na maioria dos átomos o número de elétrons é igual ao número de prótons, o que torna o átomo eletricamente neutro. Quando um átomo cede elétrons ele fica carregado positivamente e quando recebe elétrons fica carregado negativamente.
As cargas elétricas têm a propriedade de se atrair ou de se repelir. Cargas elétricas opostas se atraem, enquanto cargas elétricas iguais de repelem. Essa propriedade é chamada atração eletrostática. A eletrização pode ocorrer por atrito, contato ou indução. Quando os corpos não permitem a passagem de cargas elétricas ele é chamado isolante, e quando as cargas elétricas se