energia mecanica
Disciplina: Física
Professor: Antonio Dos Anjos Silvério
Série: 1º Turma: 1S6
Equipe: Eliza Gonçalves dos Santos Estevao Köenig Ferreira Gabriel Rossi Preve Leonardo Silveira Gomes Mateus Marcelino Lima
Energia Mecânica
Tubarão, novembro de 2014
Introdução
A energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do nosso dia a dia. Veja os exemplos a seguir:
Quando ligamos uma lâmpada, estamos utilizando energia elétrica; um automóvel utiliza a energia fornecida pelos combustíveis para movimentar-se; Através da alimentação consumimos alimentos que nos forneceenergia para realizar as nossas atividades do cotidiano.
Mesmo sabendo que a energia está tão presente em nossas vidas, conceituá-la é muito difícil, pois se trata de algo que não podemos ver ou pegar. Em Física, ela pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho.
Podemos encontrar vários tipos de energia: energia potencial elétrica, energia potencial elástica, energia química, energia cinética, entre outras. Nenhuma dessas formas pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Essa é a base para um dos mais importantes princípios da Física, que diz o seguinte:
“A energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser transformada de um tipo em outro.”
Um exemplo que determina a veracidade desse princípio é a transformação da energia oferecida pelos alimentos que ingerimos em energia cinética, quando nos movimentamos. A unidade de medida no Sistema Internacional para a energia é o Joule, representada pela letra J, em homenagem a James Prescott Joule, um importante cientista que fez várias descobertas sobre a natureza do calor e sobre a realização do trabalho mecânico.
Trabalho de uma força Seja F uma força constante, paralela e de mesmo sentido que o deslocamento AB que o corpo efetua devido à ação do conjunto