N VEL FREATICO
1 - A determinação do nível do lençol freático é de grande importância nos projetos geotécnicos. Sua medida se faz quando se atinge o nível d’água durante a execução de uma sondagem, para se constatar sua estabilização, é também realizada outra leitura, 24 horas após a primeira.
2 - Aparecem, as vezes, variações entre o nível d’água anotado nas sondagens e o nível d’água efetivamente encontrado ao se executarem infra estrutura, implicando em alterações de projetos.
3 - Há vários fatores que podem influir nas discrepância surgidas entre os níveis d’água das sondagens e os realmente atingidos na execução das obras:
a) O diâmetro dos furos de sondagem não é grande, e sua pequena superfície de drenagem fornece pouca vazão; quando as camadas do subsolo têm pequena permeabilidade, o tempo de 24 horas usado para a medição do nível d’água pode não ser suficiente para a estabilização.
b) Na época das chuvas o nível d’água é geralmente mais elevado que durante as secas.
c) Se há grandes escavações nas proximidades do local sondado, as alterações nos solos adjacentes, modificando as condições de drenagem, podem produzir rebaixamento do lençol freático.
d) A distribuição das camadas do subsolo e seus índices de permeabilidade podem provocar semi - artesianismo, com a elevação do nível d’água durante o trabalho de escavação.
4 - Em resumo, se não for encontrada água subterrânea dentro dos limites das sondagens, nem sempre será possível a execução de tubulões a céu aberto no solo em apreço. A viabilidade da adoção de tubulões dependerá da perfuração preliminar de poços experimentais.