N Veis De Conhecimento
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia – História e grandes temas. 15ª ed. Sao Paulo : Saraiva, 2002.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 3. ed. São Paulo: Makron Books,
2000.
O conhecimento é o ato de adquirir informações e dados sobre um determinado assunto. Ele pode ser motivado pela necessidade de conhecer algo ou saber sobre ele, bem como por curiosidade de conhecer/identificar o procedimento, histórico, as características, o funcionamento, entre outros, de um fato. Assim, conhecimento “É um processo de reflexão crítica cujo objetivo é o desvelamento de um objeto.” (BARROS; LEHFELD, 2000).
Portanto, nesta prática de reflexão e descoberta, é necessário o envolvimento de dois segmentos: sujeito e objeto.
O sujeito é o indivíduo capaz de conhecer (desvelar), ou seja, é o pesquisador, o aluno, o professor, enquanto o objeto é tudo que pode ser conhecido (refletido, criticado), podendo ser algo físico/ tangível, como um acontecimento, um produto, um fenômeno, etc.
É nesta relação do sujeito com o objeto que se estabelece a busca pelo conhecimento. Em termos mais específicos, é nesta relação que se dá a pesquisa, a busca pelo conhecimento. O ser humano busca o conhecimento ao problematizar o mundo vivido, sua relação com o meio e com os seus semelhantes. O conhecimento possibilita representar a realidade de maneira que o sujeito possa se situar e agir no mundo.
O conhecimento é uma forma de representação da realidade. Ao produzir/buscar conhecimento, se cria uma representação possível da realidade. A realidade, sendo uma construção do sujeito que conhece, é elaborada com base nos referenciais do sujeito.
São muitas as variáveis da relação entre sujeito e objeto do conhecimento. Para conhecer, o sujeito utiliza os referenciais que estão a sua disposição. Em função dos elementos utilizados pelo sujeito, de sua visão de