N Judaismo
Por Antônio Augusto Shaftiel
O texto a seguir é apenas uma síntese da história e dos costumes do judaísmo. Não é, de forma alguma, uma referência completa aos costumes de um povo ou um guia religioso. Aqui se segue uma adaptação para o RPG, principalmente para Trevas e Arkanun, para que se possam usar personagens judeus com um pouco mais de fidelidade. Algumas partes da história foram adaptadas para o RPG, usando como base personagens que aparecem nos romances Entre
Anjos e Demônios e Assassino de Almas, como o Serafim Laoviah.
Antônio Augusto Shaftiel (orifiel@hotmail.com)
Autor de Entre Anjos e Demônios, Assassino de Almas e Busca por Sangue
Introdução
O nome judaísmo vem do chamado reino de Judá, antigo reino do Oriente Médio e, durante muito tempo, foi usada para designar os habitantes deste reino. Com o passar os séculos, o termo passou a abranger os seguidores derivados da religião estabelecida por Moisés.
Define-se como judeu todo alguém cuja mãe é judia e que não pratica nenhuma outra fé, mas não se pode levar essa definição à risca, já que às vezes há certa mudança. ultimamente existe a proposta de inclusão do cônjuge e até a descendência paterna.
História
A Primeira Aliança
A ligação de Demiurgo com a humanidade começa com a aliança entre o
Senhor e Abraão, antes chamado Abrão. Um dia o Altíssimo apareceu a Abrão e disse que este deveria sair de sua cidade, Ur e seguir para uma nova terra que receberia. Assim ele o fez, deixando seus parentes e seguindo com sua esposa e, também, seu sobrinho Ló.
Enquanto Abraão seguiu a vida nômade,
Ló se estabeleceu nas vizinhanças de Sodoma, depois de certo desentendimento com a família.
Foi nessa mesma cidade que Demiurgo atirou Sua ira. Dois anjos foram enviados para encontrar no mínimo dez justos naquela cidade, mas não conseguiram. Sendo assim, o Senhor resolveu dar fim à Sodoma e Gomorra. Laoviah, o Serafim da
Destruição e do Castigo Final, foi enviado com suas falanges e fez chover fogo e enxofre sobre