Maquinas e ferramentas para corte em concreto armado
1. FINALIDADE DAS MÁQUINAS
2. HISTÓRIA DO CONCRETO
O surgimento do concreto foi, é claro, condicionado à descoberta de um agente aglomerante cimentício. Dessa forma, pode-se considerar como o início do concreto o século II AC, quando surgiu o primeiro aglomerante conhecido. Era um tipo especial de areia vulcânica chamada ‘pozolana’, encontrada apenas na região sul da Itália, na baía de Nápoles, próximo a Pozzuoli, de onde o nome se originou. Foi bastante usada pelos romanos em sua argamassa, dando origem a diversas construções, das quais a mais antiga de que se tem notícia é o Pórtico Amélia, construída em 193 AC. A pozolana é na verdade uma ‘areia’ especial, que reage quimicamente com cal e água, para endurecer formando uma pedra artificial, resistente mesmo quando submersa. Esse material era usado com pedras de diferentes tamanhos, mantendo-as unidas e formando um tipo rudimentar de concreto.
3. PERFURAÇÃO
Com coroa diamantada
São do tipo EXTRATORAS, podem possuir diâmetros variados e são mais utilizadas para executar furações onde irão passar tubulações de elétrica, hidráulica e industrial.
Sua tecnologia possibilita, a partir da execução de vários furos consecutivos, executar grandes aberturas e remoções de estruturas de concreto.
Tem o melhor custo benefício
Pode executar furos de ate 25 polegadas de diâmetro.
Com brocas de Wídea
São utilizadas para confecção de arranques em estruturas de concreto ou rochosas, como laje, viga, reforço de blocos de fundações, no encamisamento de pilares ou ainda para fixação de chumbadores químicos.
4. CORTE
- Hand Saw
5. DEMOLIÇÃO
Tipos:
- Demolição controlada – Sistema WALL SAW, com serra diamantada
Se destaca pela ausência de vibração é versátil e mais rápida do que os métodos tradicionais.
É mais utilizada quando não se pode prejudicar a estrutura existente com vibrações para abertura em grandes vãos e de profundidades variadas, inclusive