M SCULOS DAS N DEGAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MÚSCULOS DAS NÁDEGAS
DAIANE ALMEIDA
CAMILA SANTOS
GABRIELLE KAISER
GIOVANNA HELOISI MINSKI ALVES CARNEIRO
JEAN PAOLO
PROFESSOR ARTUR ALFREDO SCHEMMER
Anatomia Humana
Joinville – SC
2015
INTRODUÇÃO
MÚSCULOS DAS NÁDEGAS
Os músculos das nádegas, juntamente com os flexores do quadril e músculos da virilha formam o conjunto de músculos que passam sobre a articulação do quadril. As nádegas são compostas pelo músculo do glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo.
O músculo glúteo máximo tem origem na parte posterior da crista ilíaca, o sacro e o cóccix. Faz a inserção com a superfície lateral do fêmur bem abaixo do trocante maior e uma banda tendinosa forte em seu lado externo (trato iliotibial). É responsável pelo rigoroso impulso da coxa para trás, participa da extensão do joelho e endireita e aduz o quadril.
O músculo glúteo médio origina-se na superfície externa do ílio, inserido no trocanter maior do fêmur. Funciona como abdutor e rotador medial do quadril.
O músculo glúteo mínimo tem origem na superfície externa do ílio, imediatamente abaixo e atrás do glúteo médio. Está inserida no trocante maior do fêmur. Sua função é a mesma que o glúteo médio, pois ambos têm uma área de origem tão grande que eles podem mover o fêmur em todas as direções, exceto para dentro, em direção à linha média do corpo (adução).
Esses músculos são ativados pela caminhada e pela corrida. Eles têm a importante tarefa de estabilizar a articulação do quadril quando somente o pé correspondente está em contato com o solo. Essa estabilização é necessária a fim de prevenir a parte superior do corpo de queda para o lado oposto.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Wirhed, Rolf. Capacidade Atlética e Anatomia do Movimento. 2ª Ed. São Paulo: Manole. 2002. P. 49 e 158.