M sculo
Ágata Clécia
Nº 01
Geórgia Nogueira
Nº 07
Giulia Carísio
Luma Clécia
Pedro Carvalho P.
Nº 09
Nº 13
Nº 16
2º Ano
Tipos : Músculos
Esqueléticos
Apresentam listras transversais, e caracterizam-se pela cor vermelha e formam o que chamamos de carne.
A maioria dos músculos estriados tem movimento voluntários, ou seja, seus movimentos dependem de nossa vontade. Apresentam movimentos rápidos e vigorosos. Os músculos estriados possuem uma irrigação sanguínea muito grande, o que permite a difusão rápida de medicamentos aplicados por meio de injeções intramusculares.
Tipos : Músculos Lisos
Não apresentam estrias, geralmente são esbranquiçados e formam os órgãos internos, como o estômago e o intestino. Os movimentos dos músculos lisos são involuntários, ou seja, não dependem de nossa vontade, como os movimentos peristálticos.
Apresentam movimentos lentos.
Tipos : Músculos
Cardíacos
Também chamado miocárdio, localiza-se no coração, deve ser considerado um músculo à parte.
Apesar de ser estriado, possui movimentos involuntários.
As células musculares cardíacas são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração.
Função
Movimentação do corpo
É feita a partir dos músculos esqueléticos em conjunto e de forma integrada com os ossos e articulações.
Estabilização corporal
As posições que assumimos em nosso cotidiano (ficar em pé, sentado agachado, deitado, etc.) dependem dos músculos. Tanto os músculos esqueléticos quanto os corporais atuam na estabilização do corpo. Esta estabilização é possível graças as contrações destes músculos.
Função
Movimentação de substâncias no corpo
O melhor exemplo desta função é a movimentação de sangue dentro do nosso corpo.
Ela só é possível graças aos movimentos executados pelo músculo cardíaco, que através da contração e relaxamento consegue bombear sangue pelos vasos sanguíneos. Esta função também ocorre em nosso sistema digestório, quando os
músculos