AAC M Sculos
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
ROTEIRO DE AULA
Nomes: Lorena Lopes
Disciplina: Anatomia Animal Comparada
Tema da aula: Sistema muscular
Slide 1 INTRODUÇÃO
Os músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. Fornecem força para o movimento e, junto com o sistema esquelético, são os motores e as alavancas que fazem um animal agir. Os músculos também atuam nas vísceras. A musculatura que reveste as paredes dos vasos sanguíneos afeta a circulação. Secundariamente os músculos tem um papel de produção de calor.
Slide 2
ORGANIZAÇÃO DOS MÚSCULOS
-Classificação:
Para classificação dos músculos utiliza-se critérios. Os seguintes critérios são os mais comumente utilizados como a base para se distinguir os músculos: Os músculos são classificados de acordo com sua cor (perdeu apoio porque tal distinção de cor subestima a complexidade dos músculos); De acordo com sua localização; De acordo com o modo pelo qual são controlados pelo sistema nervoso; De acordo com sua origem embrionária e pela sua aparência microscópica geral.
Slide 3
MÚSCULO ESQUELÉTICO
O músculo esquelético parece ter faixas ou estrias transversais que resultam de sua estrutura subjacente, visto em microscópio óptico. Está sob controle voluntário e normalmente associado com ossos e cartilagens. Cada célula muscular esquelética contém longas unidades chamadas miofibrilas. Cada miofibrila é uma cadeia de unidades que se repetem ou sarcômeros, que é composto por miofilamentos subjacentes de dois tipos: filamentos espessos e finos.
Slide 4
MÚSCULO CARDÍACO
Ocorre apenas no coração. Também é