M SCARA RESUMO CR TICO pl gio
Curso: Análise em Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Metodologia Científica
Profª: Marina Alvarenga
Aluna: Iris Aparecida de Paula Santos - RGM: 323236
TEIXEIRA, NÍSIO; “Plágio acadêmico: ignorância, má fé ou problema estrutural? Disponível em: https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/materias/plagio-academico-ignorancia-ma-fe-ou-problema-estrutural/. Acesso em: 18/03/2013
RESENHA
O plágio, na vida acadêmica significa copiar, total ou em parte, o texto, a obra de outra pessoa e apresentá-lo como se fosse seu.
De modo geral, o aluno que faz o plágio demonstra falta de comprometimento, de planejamento, preguiça, negligência, ignorância, acúmulo de tarefas e até mesmo falta de estímulo com os estudos devido a metodologia de ensino por acreditarem que determinada matéria não será proveitosa para sua vida profissional, enfim, vários podem ser os motivos alegados por quem pratica tal ato, porém, essa é uma atitude antiética e imoral, configurando crime previsto no Código Penal Brasileiro pela lei nº 9.610. Infelizmente, o plágio está disseminado no mundo acadêmico, onde, não só os alunos se utilizam dessa conduta, como há casos em que até os professores podem se aproveitam de textos e teses de alunos, sem visibilidade no meio acadêmico e incluem em suas pesquisas, sem o devido crédito dos autores.
A melhor estratégia para evitá-la ainda é ensinar os alunos a fazerem referências e citações, dar conhecimento logo no início do curso que o plágio, além de antiético, é punível medidas institucionais como suspensão e expulsão e que configura crime penal e, ainda assim, utilizar-se de ferramentas disponíveis na internet para verificar a autoria dos textos.