M Dulo 5 Paralelismo
Status
Habilitado
Conteúdo
Principios de projeto para computadores modernos
Paralelismo no nível de instrução
Paralelismo no nível de processador
Princípios de projeto para computadores modernos
Os computadores modernos compartilham uma série de características de design que visam maximizar o seu desempenho. Não importa se trata-se de um computador de mão ou um computador para fins científicos, sempre se deseja a maior velocidade de processamento possível. É claro que estas linhas se aplicam no estado atual da tecnologia.
Atualmente estamos sujeitos a certas limitações como velocidade de clock, quantidade de transistores que podem ser embutidos em uma pastilha de silício e outras.
Se o cenário tecnológico atual se alterar, talvez algum dos pontos abaixo não seja mais aplicado. Todas as instruções são executadas diretamente por hardware
Já houve tendências que adicionavam uma camada adicional entre o hardware, providenciando um novo nível de interpretação. Este tipo de implementação é chamado de microcódigo e apesar de prover mais flexibilidade, fornecendo uma quantidade maior de instruções sem que seja necessário acrescentar novos elementos de hardware este tipo de design não é considerado uma boa prática. O nível adicional de tradução acarreta uma perda de desempenho, que não compensava as novas instruções que pudessem ser adicionadas.
Em resumo, a recomendação é que as instruções correspondam diretamente a elementos de hardware, sem que haja níveis adicionais de tradução.
Maximize a taxa de execução de instruções
Um dos caminhos para se maximizar a performance do computador é maximizar a taxa de execuções de instruções por segundo.
Existem vários meios para se conseguir isto: um é simplesmente aumentar a velocidade de clock do computador. http://adm.online.unip.br/blank.htm Página 1 de 7
09/04/15 12:51
Outra forma é fazer com que o processador realize atividades em paralelo. Se um computador puder realizar duas instruções em paralelo, ele