Aula 01
Aula 1 - Introdução e Histórico
Prof. Ms. Silas Evandro Nachif Fernandes
2015
Introdução
Hardware
Software
Aplicação
Introdução
Computação Gráfica (CG) é uma subárea da Ciência da Computação que estuda técnicas para a geração, manipulação, exibição e interpretação de modelos de objetos e de imagens utilizando o computador.
Atualmente a CG está envolvida em quase todas as áreas do conhecimento humano, desde o projeto de automóveis até o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
O trabalho com imagens e a sua popularização somente foi possível com a criação e evolução dos dispositivos periféricos gráficos de entrada e saída. No início, a informação era representada por caracteres alfanuméricos. Outro fator que impulsionou a CG está relacionado no aumento do poder de processamento gráfico, pois as aplicações gráficas realizam muitos cálculos matemáticos. Portanto, com a evolução do hardware em memória e velocidade, maior é o grau de realismo na geração de imagens.
Entretanto, a evolução do microprocessador local não acompanhava a exigência dos cálculos gráficos. Por causa disso se fez necessário a construção de periféricos específicos para agilizar esses cálculos matemáticos, denominadas de placas aceleradoras gráficas.
A grande vantagem de uma placa dedicada específica está na sua construção voltada para numerosos cálculos matemáticos em paralelo, situação amplamente explorada em CG. Além disso, com a placa dedicada, o microprocessador do computador fica liberado para outras instruções, como do sistema operacional.
Hardware
Antes de tudo, deve-se considerar que o desenvolvimento de aplicações gráficas depende do hardware. A criação e evolução dos dispositivos gráficos possibilitaram os avanços na área de CG.
Um marco importante foi o desenvolvimento do primeiro computador a possuir recursos gráficos de visualização de dados numéricos, o Whirlwind, pelo
MIT (Massachusetts Institute of Technology) na década de 50.
Software
O primeiro