M Dulo 6 Mem Rias
Status
Habilitado
Conteúdo
TECNOLOGIAS DE MEMÓRIA
Existem diversas tecnologias de armazenamento de dados disponíveis no mercado.
Variando em termos de capacidade, custo, desempenho e características eletrônicas da tecnologia em si. Basicamente, um dispositivo usado como memória de dados pode ser de natureza eletrônica ( como chips de memória ) ou eletromecânica ( como discos e fitas ). Para o primeiro tipo temos as memórias RAM, ROM, PROM, EPROM, EEPROM e FLASH; para o segundo, o principal exemplo ainda em uso são os discos rígidos, embora também possam ser citados os discos flexíveis e fitas magnéticas.
As memórias eletrônicas podem ser classificadas como: memória volátil: É aquela que depende de fornecimento de energia para manter a retenção de dados. As memórias RAM são do tipo volátil. memória não-volátil É um tipo de memória que retém os dados mesmo na ausência de alimentação elétrica, servindo como dispositivos de armazenamento. Exemplos são as memórias ROM, PROM, EPROM, EEPROM e Flash.
RAM É a sigla de Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório. Esse nome foi dado para diferenciar essas memórias de discos e fitas, cujo acesso é sequencial ( ou seja, o acesso é mais eficiente em discos e fitas para dados próximos ). Numa memória RAM, o tempo de acesso a qualquer endereço fornecido é sempre o mesmo, pois o endereço é fornecido na forma bínária por meio do barramento de endereços.
É uma memória volátil, pois depende do fornecimento de energia elétrica para reter os dados.
Na realidade, as demais memórias eletrônicas também são de acesso aleatório, pois o endereço é fornecido na forma binária para selecionar a célula de memória apropriada. O mais correto, portanto, seria chamar a memória RAM de memória volátil.
Existem basicamente dois tipos de tecnologias de memória RAM:
RAM Estática: Baseia-se em flip-flops de portas lógicas para armazenar cada bit. Portanto, a sua velocidade é da ordem do tempo de chaveamento de um transistor. Essa