M Dias Impressas E Exterior
Também conhecida como mídia off-line, a mídia impressa é um meio de comunicação, o qual refere-se particularmente aos materiais de caráter publicitário ou jornalístico, o que são impressos em gráficas, birôs de impressão, ou em locais específicos. Seja através de jornal, revista, etc. Está mais que comprovado que a mídia impressa é fundamental na comunicação de produtos e serviços quando se quer agilidade, eficiência e, principalmente, fixar na mente do consumidor a imagem que se deseja.
Dentre as vantagens da mídia impressa pode-se destacar que: não necessita de equipamento específico para ser utilizada e é de fácil transporte; é uma mídia popular; é adaptável ao ritmo do leitor, permitindo a releitura e leitura seletiva; não possui um horário específico de distribuição; tem custo unitário baixo quando comparada a outras mídias; é integrável a qualquer outro meio.
As desvantagens da mídia off-line pode-se citar: a interatividade é mais difícil de ser conseguida; a informação é apresentada sequencialmente não sendo possível acessá-la globalmente; a impressão colorida encarece os custos; é mais difícil alcançar a motivação e manter a atenção do público consumidor.
- Jornal:
O jornal é o meio de comunicação de massa mais antigo do país. Em 1970 cerca de 78% dos adultos diziam ler jornal diariamente. Atualmente, apenas 57 % afirmam ler jornal todos os dias. Geralmente, mais da metade das páginas de um jornal são abertas. O tempo médio dedicado à leitura de um jornal é de 45 minutos. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios, entre outros.
Suas características principais são o uso de “papel de imprensa” – mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria; é um meio de comunicação de massas – um bem cultural que é consumido pelas massas.
Os jornais