m. de construção
Professor: Fábio Barbosa
Trabalho solicitado pelo professor Fábio Barbosa da disciplina de materiais de construção como requisito da medida de eficiência da unidade II.
Impermeabilização em piscinas enterradas de concreto.
Tobias Barreto
2013
1. O que é impermeabilzar
2. Sistemas de impermeabilização para piscinas enterradas
3. Dicas para a impermeabilização de piscinas
4. Vida útil de piscinas depende de impermeabilização adequada
5. Aplicação
6. Como realizar impermeabilização de piscinas?
7. Erros e Acertos
8. Conclusão
9. Anexos
10. Referências Bibliográficas
1. O QUE É IMPERMEABILIZAR
Impermeabilizar é proteger uma estrutura contra os efeitos da umidade. Isso se faz com produtos que impedem a passagem da água através das lajes e paredes – os chamados impermeabilizantes –e outros acessórios para arrematar a vedação, caso do selante aplicado ao redor de janelas. E não se pode descuidar de nenhum detalhe ao montar a sua armadilha contra a umidade. Se o piso de um banheiro estiver muito bem instalado e impermeabilizado, mas houver falhas na colocação do ralo, ocorrerá infiltração.
Segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que rege a seleção e projeto da impermeabilização (NBR 9575/2003), há duas maneiras de barrar a entrada da água. Uma é com os chamados sistemas rígidos – em que a massa usada como reboco recebe polímeros, cristalizantes ou hidrofugantes e, dessa forma, evita que a água se infiltre nos poros do concreto. A outra, dos sistemas flexíveis, compõe-se de mantas (as famosas mantas negras de asfalto, que vêm prontas de fábrica) ou membranas moldadas na obra – ambas contam com asfalto em sua composição e formam uma camada sobre a superfície a ser protegida.
2. Sistemas de impermeabilização para piscinas enterradas
Existem diferentes sistemas de