L&A construção
“Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos então preserve o meio ambiente”. Confúcio
A indústria da construção civil recuperou nos últimos anos papel estratégico na economia brasileira.Com a aprovação da lei do mercado imobiliário em 2004, temos assistido um crescimento inédito do setor, que se tornou recordista em números de empregos gerados.
Porém, em contrapartida esse setor é um dos responsáveis por grande parte dos impactos causados ao meio ambiente, devido ao seu alto consumo de recursos naturais.
Adotar práticas mais sustentáveis deve fazer parte da agenda das empresas, visando minimizar as agressões que causa ao meio ambiente.
A idéia central da sustentabilidade é a de que decisões atuais não devem prejudicar as perspectiva de qualidade de vida futura (REPETTO,1986, apud ROGERS, JALAL e BOYD,2008, p.43).
Faz parte deste cenário a empresa de construção civil, L&Construçaõ, que atualmente tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais. Mas ao participar de uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, Manoel o atual gerente de negócios da empresa, despertou grande interesse, em adotar práticas de sustentabilidade, e elaborar junto com seus colaboradores idéias de como produzir de uma maneira mais sustentável, minimizando assim os impactos causados ao meio ambiente, ganhando vantagem competitiva, aumento nos lucros e ainda colaborar para um melhor desenvolvimento social na sociedade que a empresa está inserida.
Ao longo deste desafio serão apresentados e discutidos alguns assuntos relacionados aos impactos causados pela cadeia produtiva da construção civil, “Desenvolvimento sustentável” e também algumas propostas criadas pela L&Construção junto com seus colaboradores para se tornar uma empresa ecologicamente correta.
Palavras-Chave: