L&Construção
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
/SP out-2014 “A vida da terra depende da vontade humana.
A terra será o que os homens nela farão.
Nós vivemos, desde agora, este momento histórico decisivo da evolução terrestre”.
Rudolf Steiner
1. INTRODUÇÃO
Os tempos mudaram. Não há setor na economia que possa permanecer indiferente à questão da sustentabilidade.
Mas o que é sustentabilidade? O termo sustentável provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas"
É cada vez mais evidente que qualquer atividade humana tem, direta ou indiretamente, impacto sobre o finito estoque de recursos naturais e que é necessário medidas para otimizar estes recursos. O setor da construção civil é um bom exemplo desta nova atitude.
As construtoras tem se colocado entre as maiores dissipadoras de insumos, com taxa de desperdício que variam entre 25 a 30%. Isto é, a cada dez apartamentos finalizados, poderiam ser construídos outros três. É uma realidade que precisa de mudança urgente.
Por essa razão, através desse trabalho, será apresentada à L&Construção soluções para obtenção de melhores resultados através do desenvolvimento sustentável, melhorando sua imagem perante o mercado e conseqüentemente tendo aumento do potencial do crescimento econômico.
2. DESENVOLVIMENTO
PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente
É importante salientar que a construção civil tem desempenho fundamental no desenvolvimento do país, pois é responsável por inúmeros empregos e riquezas. Porém, esse setor e sua