L.Portuguesa
CURSO: LETRAS CÓDIGO DO CURSO: 017
PROF. MARCIO CARVALHO DA SILVA
Atividade de Crítica Literária
Qual a visão que Kant trouxe para os estudos da estética?
Em Kant a estética vai depender mesmo é de bases conceituais que apóiam o sujeito em sua contemplação do objeto.
Como você explica as duas maiores corretes de interpretação da arte e da literatura?
Existem duas grandes correntes do pensamento crítico sobre a arte: a que considera a arte e a literatura como imitação criativa da realidade, e a que vê a arte como um trabalho do artista e do escritor como elaborações particulares com finalidades universais. Por elaboração particular se entende o trabalho feito nas condições técnicas e subjetivas do próprio criador; e por finalidade particular devesse compreender o objetivo estético em oposição a objetivos práticos na realidade do dia – a – dia.
Por que Tzvetan Todorov nega uma especificidade para a literatura?
Todorov coloca a linguagem com o único elemento comum a todos as obras de literatura, por isso diz que para os estudos literários, a única base constante está na teoria do discurso e na análise dos seus gêneros. Já os formalistas russos, através de Jakobson, apresentaram uma proposta completamente inovadora. Constituíram o conceito de literariedade para designas o que dá ao texto o caráter de literário. Nesse conceito aparece a condição ontológica da literatura.
Que argumentos você apresenta para defender a noção ontológica da literatura?
Na verdade não há um critério formal para defender a noção otológica da literatura a não ser quando contrastada com as demais manifestações, artísticas, a única base consistente está na teoria do discurso e na analise dos seus gêneros, para definir esta bem claro que o que torna um texto literário é a linguagem, com isso não pode considerar a literatura como um fenômeno, como em muitas teorias demonstram.
Que esclarecimentos Maurice - Jean Lefebve trouxe